20.9.09

Breves notas biográficas - Linda de Suza

Linda de Suza (nome verdadeiro: Teolinda Joaquina de Sousa Lança) ( 22 de Fevereiro de 1948 em Beringel, Beja). Linda de Suza foi uma das mais reconhecidas cantoras portuguesas em França. Tendo atravessado a fronteira 'a salto', para fugir das dificuldades económicas e opressivas de um Portugal não-democrático, veio a transformar-se num importante símbolo da liberdade nacional, pela sua atitude corajosa. A sua chegada a França com uma criança nos braços e com escassos recursos económicos dificilmente fazia antever que, poucos anos depois, graças à sua voz melodiosa e melancólica, Linda de Suza esgotava plateias sucessivas no Olympia de Paris e conquistava milhares de admiradores que atribuíram à sua discografia imensos galardões de ouro e platina. Amada pelos franceses, chegou mesmo a ser chamada Amália de França por uns, ou Linda Portuguesa por outros. O facto é que nunca negou as suas origens, mantendo nas letras das canções a história da sua vida e do seu país natal. Publicou um livro (romance) biográfico intitulado 'A Mala de Cartão' que deu a conhecer ao mundo a sua verdadeira história. Filme: A Mala de Cartao/Valise en Carton.

3 comentários:

  1. Força Linda de Suza, tús és linda.

    ResponderEliminar
  2. Olá Linda, recebe um abraço de um teu fã, que muito te admira, hoje ao ler os jornais, alguns deles falavam da tua triste sina, assim como a televisão, pois tudo isso é de lamentar.
    Acredita que tudo irá voltar ao de cima., mas para isso terás de ter força,. portanto desejo as maiores felecidades e votos para que tudo corra pelo melhor, de um teu fã residente em Barcelos.

    mário marques

    ResponderEliminar
  3. Olá Linda, de Coimbra te envio um grande xi-coração de muita amizade e saudade. Que a tua vida, daqui para o futuro, passe a ser um lago de prata. Beijinhos de uma admiradora incondicional: Isabel Costa

    ResponderEliminar