11.9.09

Actualidade para TODOS! - " Educação e gripe H1N1"

Caro leitor, Como habitualmente ia fazendo a minha pesquisa sobre uma notícia que seria boa para ser comentada deparei-me com esta.
Passo a citar: ''
Fenprof exige que alguns exercícios não sejam praticados em Educação Física
São os casos da ginástica de solo, acrobática e de aparelhos, cujo contágio não é evitável, tendo em conta que vários alunos utilizam o mesmo espaço. A Fenprof exigiu hoje que determinadas áreas do programa de Educação Física do ensino secundário, como ginástica de solo, acrobática e de aparelhos, não sejam leccionadas, de forma a evitar o contágio pelo vírus da gripe A (H1N1). Em comunicado, a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) informa que enviou hoje um ofício aos Ministérios da Saúde e da Educação, a pedir que "sejam tomadas as providências necessárias para que durante o período de risco da gripe A sejam excluídas algumas áreas do programa" da disciplina. Após contactos com diversos docentes, a federação concluiu que apesar das recomendações não foi dada "qualquer instrução de não leccionação" relativas a algumas áreas obrigatórias do programa de Educação Física. "É o caso, por exemplo, da ginástica de solo, acrobática e de aparelhos, cujo contágio não é evitável, tendo em conta que vários alunos utilizam o mesmo espaço, sem qualquer possibilidade de desinfecção prévia (tapetes, paralelas, argolas, trave, etc.)", afirma também a Fenprof, em comunicado.
Comentário por Catarina de Oliveira
Acho que estas medidas deviam ser tomadas. Não falo pela enorme preguiça que se abate sobre mim durante a aula ( e também quando ouço o nome da disciplina ) mas porque o que está em risco é a saúde dos alunos. Não seria lá muito bom termos metade da escola, ou mais de metade, infectada além de, por exemplo no 9ºano, 11ºano e 12ºano que são os anos dos exames nacionais, podem ser prejudicados por este vírus. Esperemos que não e que o ministério tome as devidas precauções. Gostava de fazer um apelo à ministra da saúde para que pense com muito cuidado que centenas de escolas serão contaminadas e que está nas mãos dela deixar, ou não, que o vírus se propague. Se tiver algo a dizer sobre este assunto, não hesite e comente.

1 comentário:

  1. Não está nas mãos só da ministra ,está na lei.
    A Fenprof não tem que pedir á ministra porque a não utilização desses materiais ,pela razão já apresentada está contemplada nos " Guias de elaboração de planos de contingência da gripa A.
    as programações poderão ser elaboradas de tal forma que esses contéudos poderão ser lecccionados nouitra altura do ano em que já não haja um perigo tão grande de contágio

    ResponderEliminar